O PROCESSO ADMINISTRATIVO

A atividade administrativa acabou por absorver a processualização, até então reservada à esfera judicial, como instrumento da Administração Pública para promover a gestão (adequada, democrática e submetida ao direito) do interesse público.

 A processualização constitui-se em uma das maneiras de se assegurar a observância dos princípios constitucionais, legais e doutrinários pelo administrador no exercício da função administrativa. Devemos observá-lo como condição ou instrumento assecuratório do controle da função administrativa do Estado.

 Partindo da idéia de processo no sentido amplo, apresenta-se como uma série de atos coordenados para realização dos fins estatais, separando-se, de um lado, o processo legislativo, pelo qual o Estado elabora a lei, e, de outro, os processos judicial e administrativo, pelos quais o Estado aplica a lei.

 A diferença dos dois últimos é que o processo judicial instaurado por provocação e é trilateral (autor, juiz e réu), o processo administrativo pode ser instaurado por provocação ou por iniciativa da própria Administração e é bilateral.

 Pode-se dizer que processo administrativo é instrumento de concretização da opção constitucional por um Estado Democrático de Direito. Controle e participação, portanto, são as principais finalidades do processo administrativo.

 Finalidade: verifica-se a condição instrumental do processo administrativo, pois, por seu intermédio, a Administração Pública registra seus atos, controla o comportamento de seus agentes e soluciona controvérsias dos administrados.

Base Jurídica: Constituição Federal art. 5º, LIV e LV  ——— Lei 9.784/99

Prof.ª. Sabrina Araújo Feitoza Fernandes Rocha

 

 

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: